Depois de décadas com a sombra do vírus, Paul Edmonds vive sem VIH

É o “paciente da Cidade da Esperança”, uma das cinco pessoas com VIH que podemos dizer que foram curadas da infecção. Mais de 30 anos depois do diagnóstico, conta a história da sua sobrevivência.

Foto
Paul Edmonds é apenas a quinta pessoa em todo o mundo a entrar em remissão do vírus da imunodeficiência humana (VIH) PETROVAS ET AL./SCIENCE TRANSLATIONAL MEDICINE 2017

Em Setembro de 1988, um médico do Hospital Geral de São Francisco (Estados Unidos) disse a Paul Edmonds que tinha contraído vírus da imunodeficiência humana (VIH). Pior, que o vírus já tinha devastado o seu sistema imunitário e tinha desenvolvido sida. Paul Edmonds tinha 33 anos. Já tinha visto amigos com VIH definhar em meses, e assumiu que estaria morto dentro de um ano ou dois. Talvez até mais cedo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar