Em busca dos milhões de tesouros que os museus de história natural guardam

Investigação contou objectos de 73 museus de história natural do mundo: são mais de 1000 milhões de peças cuidadas por mais de 8000 pessoas. São autênticos tesouros guardados.

Foto
O Museu Nacional Smithsonian de História Natural foi um dos museus que participaram Chip Clark/Museu Nacional Smithsonian de História Natural

Qual a imensidão dos objectos guardados pelos museus de história natural? Uma investigação que reuniu 73 desses museus pelo mundo contabilizou mais de 1000 milhões de peças de valor inestimável para a humanidade. Também se alerta para o facto de muitos museus estarem em edifícios antigos, estando assim mais vulneráveis ao risco de incêndios e de cheias. O artigo com estes dados e alertas foi publicado recentemente na revista científica Science.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar