Tova sobreviveu a Auschwitz. Agora fala com as novas gerações no TikTok

Avó e neto criaram um espaço para falar sobre o Holocausto. São seguidos por mais de 500 mil pessoas.

Foto
Tova Friedman: “Enquanto for viva, quero falar o máximo de tempo possível e alcançar o maior número possível de pessoas” DR

Frequentemente, a conta de TikTok de Tova Friedman é inundada com perguntas como: Porque não tentou fugir de Auschwitz? Conseguia ouvir as pessoas a gritar nas câmaras de gás? Houve alguma altura em que quase morreu, mas teve uma segunda oportunidade?

Com a ajuda do seu neto de 17 anos, a mulher de 84 anos tenta transmitir a triste realidade de Auschwitz, um campo de concentração nazi, situado na Polónia, então ocupada pela Alemanha, evitando ao mesmo tempo uma linguagem gráfica que poderia assustar os jovens que fazem as perguntas.

“Não quero afastá-los, por isso tenho de ter um pouco de cuidado com a forma de o fazer”, explica Friedman. “Sou muito cuidadosa na escolha do meu vocabulário.”

Cerca de 500.000 pessoas subscreveram a conta TikTok de Friedman, desde que ela e o neto, Aron Goodman, lançaram a página, no Outono de 2021.

O objectivo desta página é tentar combater a negação e a desinformação online sobre o Holocausto, partilhando a experiência da mulher em primeira mão — assegurando que a verdade continua viva, mesmo com o aumento de opiniões anti-semitas nos Estados Unidos.

“Tenho uma obrigação tremenda de falar”, declara Friedman numa entrevista. “Não tenho culpa de ter sobrevivido, mas tenho a obrigação de sobrevivente de falar para não esquecer.”

Nascida na Polónia, em 1938, Friedman foi forçada pelos nazis a viver num gueto judeu e, depois, em Auschwitz. Aos 6 anos, não entrou numa câmara de gás por razões que ainda hoje desconhece. Segundo as suas memórias, uma vez escondeu-se ao lado de um cadáver ainda quente para fugir aos nazis que reuniam prisioneiros para uma marcha da morte, e acabou por sair em liberdade quando Auschwitz foi libertado, em 1945, pelos russos.

Na maioria dos seus vídeos no TikTok, Friedman empoleira-se num sofá, na casa de Aron, em Morristown, New Jersey, e fala directamente para a câmara. Mas também convida a sua audiência para outros cenários, incluindo um estúdio de gravação de rádio e um carro alegórico num desfile pró-Israel.

Uma publicação mostra Friedman a segurar na manga enquanto a câmara faz zoom ao seu número de identificação de Auschwitz, tatuado no antebraço: A-27633. Num outro vídeo, Friedman segura o cartão da Cruz Vermelha que utilizou para viajar após o fim do Holocausto.

@tovafriedman #answer to @Danny’s Span many people did hear the screams, but almost everyone could smell the burning bodies. It’s impossible to imagine it. #oppression #standup #hate #misinformation #germany #truth #story #torture #prison #death #witness #survivor #daughterofauschwitz #learn #jews #xyzbca #fyp ? original sound - TovaTok

Até há algum tempo, o TikTok era totalmente desconhecido de Friedman, que inicialmente pensou que Aron estava a dizer “Tic Tac”. O neto conta que recentemente teve de lhe explicar porque não podem editar um vídeo ao vivo, como fazem com outras publicações.

Mas Friedman refere que o neto tornou a adaptação à plataforma o mais indolor possível. Aron treina-a para aproveitar ao máximo o curto tempo dos vídeos e edita as publicações depois. Sempre que a avó se sente desconfortável durante as gravações, param e retomam mais tarde.

Aron também protege Friedman dos comentários anti-semitas que por vezes recebem e diz que ele próprio tenta não perder muito tempo com eles. De acordo com a Liga Anti-Difamação, embora muito do conteúdo de TikTok seja positivo, os extremistas anti-semitas por vezes cooperam entre si, na plataforma, para difundir conteúdos de ódio e teorias conspirativas.

“Esses dão-me força para continuar este trabalho”, diz Aron. “Na sua maioria, penso no impacto positivo que conseguimos”, incluindo mensagens como a de uma professora, na Índia, que queria usar algum do material da conta com uma turma.

A informação sobre o Holocausto nas próprias aulas de Aron tem sido limitada, constata o rapaz. Embora os vídeos no TikTok não possam substituir as aulas, Aron espera que o relato da avó inspire os jovens a aprenderem mais por si próprios.

Friedman, que trabalha como terapeuta, também fala frequentemente com estudantes e outros grupos. Tudo isto, diz a sobrevivente, destina-se a fazer com que as pessoas compreendam os perigos de um ódio desenfreado.

“É um aviso para ter cuidado com o ódio que se sente por alguém ou alguma coisa”, aponta Friedman. “Não há problema em sentir aversão... Mas é uma coisa diferente agir por causa disso.”

Enquanto avó e neto tentam expandir o seu conteúdo para outras plataformas, como o Instagram, estão também a descobrir o futuro da conta “TovaTok”.

Aron vai deixar New Jersey para ir para a faculdade em St. Louis, depois do Verão, e não tem a certeza do que isso significa para o projecto. Por exemplo, poderá expandir o relato para incluir entrevistas com outros sobreviventes do Holocausto, diz, ou fazer vídeos com a avó pelo FaceTime.

Por seu lado, Friedman não está pronta para desistir da sua página TikTok. “Enquanto for viva, quero falar o máximo de tempo possível e alcançar o maior número possível de pessoas”, conclui.


Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post
Tradução: Bárbara Wong

Sugerir correcção
Ler 1 comentários