Depois de conquistar o Óscar, mulher de Navalny diz sonhar com o marido livre

A mulher de Alexei Navalny, o principal opositor do Presidente russo, que se encontra preso desde Fevereiro de 2021, subiu ao palco do Teatro Dolby para prestar uma homenagem ao marido.

Foto
Yulia Navalny, mulher do dissidente preso Alexei Navalny, fala ladeada da sua filha Daria e do realizador Daniel Roher CARLOS BARRIA/Reuters

“O meu marido está na prisão apenas por dizer a verdade. O meu marido está na prisão apenas por defender a democracia.” As palavras de Yulia Navalnaya levaram um dos lados da guerra vivida deste lado do Atlântico para o centro da gala de entrega dos prémios da Academia de Hollywood.

Yulia subiu ao palco quando Navalny, de ​Daniel Roher, venceu o Óscar de melhor documentário. O filme conta a história do líder da oposição russa Alexei Navalny, recordando acontecimentos relacionados com o seu envenenamento, a 20 de Agosto de 2020,​ durante um voo de Tomsk para Moscovo.

As análises confirmaram a presença de um agente nervoso da família novichok, armas químicas de quarta geração, desenvolvidas entre 1970 e a queda da URSS, ao abrigo do programa soviético Foliant.

Navalny acusou directamente o Presidente Vladimir Putin pelo seu envenenamento, mas o Kremlin negou repetidamente o seu envolvimento. Alexei Navalny sobreviveu depois de ter sido transportado de emergência para Berlim. Mas, quando regressou a Moscovo, recuperado, foi imediatamente preso por supostamente ter violado as condições da sua liberdade condicional.

“Sonho com o dia em que serás livre e o nosso país será livre”, declarou Yulia Navalnaya, deixando uma mensagem ao marido: “Mantém-te forte.”

Também o realizador Daniel Roher não deixou passar a oportunidade para “dedicar o prémio a Navalny e a todos os presos políticos de todo o mundo”. Ao político que foi foco do seu trabalho, Roher disse: “Alexei, o mundo não se esqueceu da sua mensagem vital para todos nós. Não podemos, não devemos ter medo de nos opor aos ditadores e ao autoritarismo, onde quer que ele se erga.”

O Kremlin, entretanto, reagiu, nesta segunda-feira, considerando que o Óscar de melhor documentário mostrou “um certo elemento de politização” de Hollywood, cita a Reuters.

Sugerir correcção
Comentar