Não declarar empregada doméstica vai ser crime. Saiba o que muda na lei

Trabalho não declarado passa a ser crime e empregadas domésticas passam a ter alguns direitos iguais à generalidade dos trabalhadores. Versão final terá de ser promulgada pelo Presidente da República.

Foto
Particulares que não declarem empregadas domésticas arriscam pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias RichLegg/Getty Images

A Agenda do Trabalho Digno, cujos diplomas foram aprovados a 10 de Fevereiro, inclui várias alterações laborais nomeadamente no que diz respeito ao trabalho doméstico — desde a criminalização do trabalho não declarado à regularização do período normal de trabalho. A versão final terá ainda de ser promulgada pelo Presidente da República, estimando-se que a nova legislação entre em vigor a 1 de Abril.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 70 comentários