IGF diz que Alexandra Reis podia ter sido demitida da TAP sem indemnização

Caso Alexandra Reis levou agora ao afastamento da presidente executiva da TAP, Ourmières-Widener, e do presidente do conselho de administração, depois da saída do ministro Pedro Nuno Santos.

pedro-nuno-santos,fernando-medina,empresas-publicas,aviacao,economia,tap,
Fotogaleria
Alexandra Reis saiu da administração da TAP em Fevereiro do ano passado Henrique Casinhas
pedro-nuno-santos,fernando-medina,empresas-publicas,aviacao,economia,tap,
Fotogaleria
Ministro das Finanças falou nesta segunda-feira na necessidade de "virar a página" na TAP Nuno Ferreira Santos

Ao avaliar a forma como Alexandra Reis saiu da TAP, a Inspecção-Geral de Finanças (IGF) conclui que a gestora não tinha direito a receber a compensação que lhe foi paga por sair da administração antes de terminar o mandato renunciando ao cargo e explora um cenário alternativo sobre o que teria acontecido se a transportadora tivesse tomado outro caminho para concretizar essa saída através de uma outra figura possível à luz do Estatuto do Gestor Público: o da demissão por mera conveniência. A lei permite a saída de um gestor por renúncia (foi o que aconteceu), por demissão, ou por "dissolução e demissão por mera conveniência". E mesmo nesta última circunstância, Alexandra Reis não teria direito a uma compensação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários