Quem é o autor do fato em látex que Sam Smith vestiu e se tornou viral?

Harikrishnan é indiano e tem se distinguido na Semana da Moda de Londres pelos designs em látex insuflável. Para o coordenado de Sam Smith, para os Brit, inspirou-se no seu cão.

brit-awards,moda,design,musica,india,reino-unido,
Fotogaleria
O coordenado de Sam Smith é feito em látex insuflável EPA/ANDY RAIN
brit-awards,moda,design,musica,india,reino-unido,
Fotogaleria
Sam Smith nos Brit Awards EPA/ANDY RAIN

A fotografia de Sam Smith na passadeira vermelha dos prémios Brit, no Reino Unido, tem corrido o mundo e serviu de mote para milhares de memes. O coordenado feito de látex insuflável é da autoria do criador indiano Harikrishnan​, conhecido por Harri, que se inspirou no seu cão para desenhar a silhueta exagerada. É também ele o responsável pela plantação das árvores das quais se extrai o látex, na Índia.

Faltavam apenas cinco dias para a cerimónia dos prémios britânicos de música, sábado passado, quando Harri recebeu um pedido especial: desenhar e confeccionar o que vestiria Sam Smith. “Fiquei um bocadinho assustado porque não é tempo suficiente. Normalmente demoro quatro a cinco semanas porque é tudo feito à mão”, começa por contar à BBC.

Só desenhar e planear o coordenado demorou mais de um dia. Na quarta-feira, teve a aprovação por parte da equipa do artista e pôs mãos à obra. O trabalho só ficaria terminado uma hora antes do arranque da passadeira vermelha, onde Sam Smith se tornaria o destaque da noite de prémios. O cantor de Unholy tem surpreendido pela irreverência em todas as red carpets e a fasquia está cada vez mais alta.

Agora, Harri tem tentado recuperar da correria, mas resta-lhe pouco tempo. É que na próxima segunda-feira apresenta na Semana da Moda de Londres. “Ainda estou a trabalhar na colecção. Tivemos de a adiar durante uma semana para acabar o coordenado de Sam Smith. Mas estou muito feliz. Estou habituado a este ritmo”, promete.

Sam Smith terá conhecido o trabalho de Harri através de uma revista em Novembro passado. O criador, natural de Kerala, na Índia, vive em Londres desde 2018, quando chegou ao Reino Unido para estudar Tecnologia de Design de Moda na Universidade de Artes, de acordo com o LinkedIn.

Em 2019, ainda durante o mestrado, apresentou as primeiras criações em látex insuflável. O sucesso foi tal que, no ano seguinte, o British Fashion Council, que organiza a semana da moda, o convidou a integrar o calendário destinado a jovens designers, merecendo destaque por parte da revista Vogue.

Gerar reflexão

Nas redes sociais, não tardaram a emergir suposições sobre a inspiração do coordenado viral de Sam Smith. Houve quem achasse que Harri teria resgatado os famosos visuais de David Bowie, mas afinal a explicação é bem mais simples. O criador desenhou a silhueta das calças com o seu cão, Kai, em mente. “A ideia de criar a silhueta veio do meu cão. É um cão pequeno ─ materializei o pensamento de ele me ver do seu ângulo [a olhar para cima]."

É por esse motivo que o coordenado apresenta um grande volume na região dos braços e pernas, que tem gerado desagrado desde 2019, quando apresentou a silhueta pela primeira vez. As críticas, contudo, não o incomodam e são parte inerente à sua expressão criativa, assegura: “Sou apaixonado por criar alguma coisa que faça as pessoas pensarem e falarem, discutirem.”

Muitos se perguntaram, ainda, como se vestiu Sam Smith, mas o designer assegura que a roupa é confortável e pode ser insuflada antes ou depois de estar no corpo. “São tal e qual umas calças. Podemos mexer-nos e fazer tudo”, assegura.

O material que utiliza para as criações vem de uma quinta da família, na Índia, de onde ele e o pai exportam a resina que depois dará origem ao látex. “É usado para muitas finalidades”, diz.

Harri está então envolvido no processo, que descreve ser “terapêutico”, do início ao fim. É ele que corta todo o material, torna-o flexível e faz a modelagem. “De onde venho, uma vila muito pequena, não se vê a roupa como uma afirmação pessoal. Só a usamos por razões práticas”, recorda. A moda e a arte tornaram-se o seu escape.

Quando não está na plantação de látex ou a desenhar coordenados insufláveis, Harri pode ser encontrado no ginásio. Já foi mesmo praticante profissional de culturismo, mas agora as suas prioridades são outras e poderão ser visitas na passerelle, já na próxima segunda-feira.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários