“Devíamos todos sonhar com ruas onde as crianças pudessem brincar em segurança”

Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, assume que é preciso criar condições para um uso seguro das bicicleta ou das trotinetas.

Foto
Patrícia Gaspar diz que "temos de pensar a cidade como espaço de coabitação" Ricardo Lopes

A Secretaria de Estado da da Administração Interna organizou no mês passado, com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, um seminário sobre mobilidade activa em segurança, a reboque das recentes polémicas envolvendo trotinetas em Lisboa. A iniciativa mostrou que há diferentes visões sobre este assunto, umas mais centradas na fiscalização e responsabilização dos utilizadores, outras mais atentas às forma como o espaço urbano induz e condiciona comportamentos. Consciente de que sem alterações de fundo no planeamento, o problema da sinistralidade nestas áreas não se resolve, a secretária de Estado Patrícia Gaspar pede mais empenho dos municípios para que façam das suas cidades locais onde as crianças possam voltar a brincar na rua.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários