Na gigafactory sueca, onde a Northvolt está à espera do lítio de Portugal

A primeira gigafactory europeia começou a produzir baterias de iões de lítio no final de 2021. O compromisso é reduzir em 90% as emissões quando comparadas com o fabrico de uma bateria chinesa.

litio,automoveis,economia,industria,suecia,energia,
Fotogaleria
Paolo Cerruti, co-fundador da Northvolt e responsável pelas operações da empresa, na fábrica de baterias de Skellefteå Nuno Ferreira Santos
litio,automoveis,economia,industria,suecia,energia,
Fotogaleria
Até 2030, a Northvolt espera conseguir utilizar 50% de materiais reciclados nas suas baterias NFS Nuno Ferreira Santos
litio,automoveis,economia,industria,suecia,energia,
Fotogaleria
Entre os clientes da Northvolt Ett, que está a ser ampliada, estão fabricantes como a Volkswagen, BMW e Volvo Nuno Ferreira Santos
litio,automoveis,economia,industria,suecia,energia,
Fotogaleria
A Northvolt recebe "dezenas de milhares de candidaturas" de engenheiros e técnicos especializados Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
A gigafactory consome tanta electricidade quanto uma cidade média e é alimentada pelas centrais hídricas da região Nuno Ferreira Santos

A fábrica de baterias de iões de lítio da Northvolt – Northvolt Ett – veio dar uma segunda vida a 500 hectares de terreno industrial na localidade de Bergsbyn, município de Skellefteå, Norte da Suécia, a pouco mais de uma hora de avião de Estocolmo e a cerca de duas horas e meia de carro de Haparanda, onde o rio Tornio marca a fronteira com a Finlândia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários