Marçal Grilo: “Ponham as provas de aferição a ter um peso simbólico nas notas”

“A forma como a acção social escolar funciona e como é financiada é mais importante do que a questão das propinas”, diz ex-ministro da Educação.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O debate sobre as propinas pode voltar em breve. Um relatório sobre o financiamento do ensino superior encomendado pelo Governo, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), defende que Portugal devia ter um sistema de propinas por escalões de rendimento. Em 1995, uma das primeiras medidas anunciadas por Marçal Grilo como ministro da Educação independente, num Governo liderado por António Guterres, foi a revogação da "lei das propinas", que instituía o pagamento diferenciado em função dos rendimentos declarados. Era uma "lei tecnicamente malfeita", afirma Grilo, mas o princípio deve ser esse: quem tem mais paga mais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários