A última aula do professor da indústria

José Manuel Mendonça não é uma estrela, mas devia ser. Demoliu muros entre a universidade e as empresas, ajudou sectores como o do calçado a resistir e criou o abraço entre a ciência e a economia.

Foto
José Manuel Mendonça despediu-se da FEUP esta quarta-feira FERNANDO VELUDO/NFACTOS/ARQUIVO

Engenheiro, quadro superior, karateca, presidente de uma fundação privada, líder de uma agência pública, director de fóruns europeus da indústria, professor universitário, investigador, gestor de start-up's, obreiro da grande transformação do INESC TEC, pivot da internacionalização da economia e da ciência... Só um homem com este longo, diverso e pesado currículo conseguiria encher o auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) num final de tarde de um dia de semana. Só José Manuel Mendonça conseguiria juntar tantos empresários, alunos, professores universitários, cientistas ou autarcas para escutar a sua última aula, esta quarta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários