Estado encolhe excedente para 1,85 mil milhões até Novembro

Desempenho “reflecte o impacto das medidas de apoio a famílias e empresas para mitigar o impacto da subida dos preços”, diz a tutela das Finanças.

Foto
Rui Gaudencio

O Estado registou um excedente de 1855 milhões de euros até Novembro, em contabilidade pública, agravando-se em 685 milhões face ao mês anterior, mas melhorando o saldo em 8435 milhões na comparação com período homólogo de 2021.

“O saldo orçamental acumulado das Administrações Públicas, em contabilidade pública, diminuiu para 1855 milhões de euros até Novembro de 2022, agravando-se em 685 milhões de euros face ao saldo acumulado até Outubro”, refere o Ministério das Finanças num comunicado divulgado hoje, em antecipação à Síntese de Execução Orçamental da Direcção-Geral do Orçamento (DGO).

O ministério tutelado por Fernando Medina explica que o agravamento do saldo orçamental das Administrações Públicas até Novembro face ao mês anterior reflecte o impacto das medidas de apoio a famílias e empresas para mitigar o impacto da subida dos preços, mas não inclui ainda as medidas entretanto decididas durante o mês de Dezembro.

Os dados divulgados hoje pelo Governo são na óptica da contabilidade pública, que difere da contabilidade nacional, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e a que conta para Bruxelas.

Sugerir correcção
Comentar