Portugal alinha-se com o sul da Europa num alívio fiscal nas startups

Para atrair empresas inovadoras e trabalhadores, a conversão de stock options deixa de pagar IRS. E a mais-valia na venda de acções por trabalhadores é tributada a 14%, metade da taxa actual.

Foto
Podem ser reconhecidas como "startups" as empresas estrangeiras que tenham pelo menos 25 trabalhadores em Portugal Daniel Rocha (arquivo)

Portugal vai aliviar a tributação dos rendimentos de trabalhadores cujas empresas paguem em espécie (opções sobre acções), eliminando por completo o IRS a que estavam sujeitos no momento da atribuição das chamadas stock options e cortando para 14%, ou seja para metade, a taxa efectiva aplicável sobre as mais-valias que possam ser geradas no momento em que um trabalhador decida vender essas acções ou perca a qualidade de residente em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários