Chico Buarque vem a Portugal em 2023 actuar e receber o Prémio Camões 2019

O músico e escritor fará uma “temporada” em Portugal, mas as datas ainda estão a ser definidas.

Foto
Chico Buarque vem a Portugal receber o Prémio Camões LEO AVERSA

O cantor e escritor brasileiro Chico Buarque irá actuar em Portugal no próximo ano, aproveitando a ocasião para receber o Prémio Camões com o qual foi distinguido em 2019, disse à Lusa a equipa do artista, que acrescentou: “Fará uma temporada em Portugal e aproveitará para receber o prémio, mas as datas ainda estão a ser definidas”.

Escritor, compositor e cantor, Chico Buarque, agora com 78 anos, foi o vencedor do Prémio Camões 2019. A cerimónia de entrega do prémio chegou a estar marcada para o dia 25 de Abril de 2020, uma data escolhida intencionalmente pelo músico que compôs a música Tanto Mar em homenagem à Revolução dos Cravos. mas acabou por ser adiada devido à pandemia da covid-19,

A entrega do Prémio Camões 2019 sofreu percalços a partir do momento em que o antigo presidente Jair Bolsonaro deixou claro que poderia não assinar o diploma de atribuição do prémio, habitualmente assinado pelos presidentes de Portugal e do Brasil.

Na altura, Bolsonaro avisou, citado pelo jornal Folha de São Paulo, que não tinha essa assinatura entre as suas prioridades, atirando-a para o termo de um eventual segundo mandato, em 31 de Dezembro de 2026: “Até 31 de Dezembro de 2026, eu assino”. Entretanto, Bolsonaro não conseguiu um novo mandato, tendo sido derrotado no mês passado na segunda volta das eleições presidenciais por Lula da Silva.

Em 2019, em resposta a Bolsonaro, Chico Buarque publicou na sua conta no Instagram: “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prémio Camões”.

Chico Buarque, que enfrentou a ditadura militar (1964-1985) e detém um percurso de mais de meio século nas letras e na música, é um apoiante do Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula da Silva, e foi desde o início crítico do governo de Jair Bolsonaro.

O valor total do Prémio Camões é de 100 mil euros, divididos entre Brasil e Portugal. A parte financeira foi resolvida em Junho de 2019, e a assinatura do diploma é apenas uma formalidade.

Para o júri do Prémio Camões, a maior distinção literária de língua portuguesa, a escolha de Chico Buarque deve-se à sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações”, e ao “carácter multifacetado” do seu trabalho, da poesia, ao teatro e ao romance, estabelecendo-se como “referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.

O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objectivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projecção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”.

A pandemia acabou por levar também ao adiamento da entrega do Prémio Camões de 2020 (a Vitor Aguiar e Silva, que morreu este ano), e de 2021 (a Paulina Chiziane). Este ano, o vencedor foi Silviano Santiago.

Chico Buarque já actuou várias vezes em Portugal, a última das quais em Junho de 2018, numa série de seis concertos de apresentação do álbum Caravanas, editado em 2017.

Sugerir correcção
Comentar