Palcos da semana

Porto entre Sete Anos Sete Peças e “cinema do real”, Lisboa Por Este Rio Acima, Idanha-a-Nova à (música) antiga e Vila Franca de Xira em fotografia.

fotografia,lazer,cinema,culturaipsilon,danca,musica,
Fotogaleria
O ensemble La Guirlande, de Luis Martinez, toca no festival Fora do Lugar DR
fotografia,lazer,cinema,culturaipsilon,danca,musica,
Fotogaleria
Quarta-feira: O Tempo das Cerejas, uma das criações de Cláudia Dias no âmbito de Sete Anos Sete Peças Bruno Simão
fotografia,lazer,cinema,culturaipsilon,danca,musica,
Fotogaleria
Henrique Pavão é um dos artistas representados na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (na imagem, Apollo) Henrique Pavão
Leonard Cohen, singer and songwriter, at home in Los Angeles, Calif., September 2016.
Fotogaleria
Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song abre o Porto/Post/Doc Graeme Mitchell/Redux
,musica de portugal
Fotogaleria
Os 40 anos de Por Este Rio Acima motivam dois concertos (raros) de Fausto DR

Anos em Dias

Para começar, uma dança em forma de combate, enquanto metáfora do dia-a-dia no que ele tem de luta activa pela liberdade, solidariedade e igualdade. É Segunda-Feira: Atenção à Direita a abrir um ciclo – ou um compacto – dedicado ao projecto Sete Anos Sete Peças, que a coreógrafa Cláudia Dias vem desenvolvendo desde 2016.

Terça-feira: Tudo o Que É Sólido Dissolve-se no Ar, Quarta-feira: O Tempo das Cerejas, Quinta-feira: Abracadabra e Sexta-feira: O Fim do Mundo... Ou Então Não são os outros espectáculos em cena. Conversas e apresentações de livros (Sábado e Domingo) juntam-se ao programa.

Fora do Lugar, à antiga

A música antiga, historicamente informada e, muitas vezes, tocada em instrumentos de época volta a pôr Idanha-a-Nova Fora do Lugar. O festival internacional regressa para a 11.ª edição, pronto a promover “diálogos entre o erudito e o popular, entre o antigo e o novo”, anuncia a organização.

O bandonéon de Martín Sued com o violão de Gabriel Selvage, o grupo Sephardica a abordar música das mulheres sefarditas, o ensemble Myrtho a tocar Ao Gosto de Eros, a Armonía Concertada da soprano María Cristina Kiehr e do alaudista Ariel Abramovich, Haydn pelo La Guirlande de Luis Martinez e a gambista Pilar Almalé fazem as honras musicais.

Um concerto secreto, “conversas caminhadas”, encontros com músicos, sessões educativas, cinema, gastronomia e exposições completam a paisagem.

Fausto a bordo

Em 1982, inspirado pelas crónicas de Fernão Mendes Pinto, Fausto Bordalo Dias editava Por Este Rio Acima e inaugurava com ele uma trilogia que traria Crónicas da Terra Ardente em 1994 e Em Busca das Montanhas Azuis em 2011. À Peregrinação original, foi adicionando mais e mais leituras suas, num conjunto de canções com história dentro, de um ponto de vista crítico e informado sobre a diáspora portuguesa.

Quarenta anos depois, prepara-se para rever esse primeiro disco em concerto – ou melhor, em dois concertos, já que a elevada procura de bilhetes levou à marcação de uma data extra. Não admira: além de estar em causa a celebração de um álbum de absoluta referência, é também uma oportunidade rara de ouvir Fausto ao vivo.

Ao som do real

Uma música mil vezes cantada e sentida dá o tom à nona edição do Porto/Post/Doc. O festival de “cinema do real” abre oficialmente com Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song, documentário de Dan Geller e Dayna Goldfine sobre o hino de Cohen que ecoou em John Cale, Jeff Buckley, Rufus Wainwright e até em Shrek. Faz parte de Transmission, a secção musical do festival, também pautada por referências a Clã, Rui Reininho ou Michael Jackson.

No total, o cartaz alinha mais de cem filmes em dez dias, incluindo as oito longas da competição internacional, os 12 filmes lusófonos a concurso em Cinema Falado e os focos nos realizadores Márta Mészáros, Miklós Jancsó e Sierra Pettengill. Um segmento de School Trip (para crianças e famílias), conversas sobre Neurodiversidade – o tema desta edição – e sessões imersivas no Planetário são outros chamarizes.

Híbridos e prémios

Uma fotografia “expandida, cruzada, intermédia e híbrida” está em exposição em Vila Franca de Xira na sua 17.ª Bienal de Fotografia, um dos mais antigos eventos do género em Portugal. As palavras são da artista e investigadora Ana Rito.

É ela a curadora de Não Olhamos Duas Vezes a Mesma Imagem e Diante-Dentro (patentes, respectivamente, na Fábrica das Palavras e no Museu Municipal), preenchidas por obras de Gary Hill, Pierre Coulibeuf, Batia Suter, Marcelo Moschetta, Noé Sendas, Henrique Pavão, Manuela Marques, Os Espacialistas & Gonçalo M. Tavares, Rita Castro Neves & Daniel Moreira, Raquel Melgue e Paulo Lisboa.

São duas das três exposições que compõem a folha de sala. No Celeiro da Patriarcal está montada a principal, onde podem ser vistos trabalhos dos 11 seleccionados para os prémios atribuídos pela bienal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários