O dia em que a Ucrânia “invadiu” a Rússia

Kherson, mais do que qualquer outra das cidades libertadas, tem esse valor simbólico: a derrota dos agressores e a vitória das suas vítimas.

As imagens felizes das cidades libertadas de ocupantes estrangeiros fazem parte da mais bela das iconografias da História. O Exército da Ucrânia entrou em Kherson e, se a escala do júbilo é incomparável à das grandes celebrações de Paris ou Amesterdão na II Guerra, é possível perceber nos risos e nos choros, nos cânticos ou nos punhos erguidos um mesmo sentimento de reparação de uma injustiça e de recuperação da dignidade com a expulsão dos invasores. Kherson, mais do que qualquer outra das cidades libertadas, tem esse valor simbólico: a derrota dos agressores e a vitória das suas vítimas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários