Jovens nos centros educativos são “vítimas”, mas só se olha para eles “quando são agressores”

“Medidas em centro educativo são oportunidade única de reabilitar jovens agressores” e prevenir uma reincidência no crime, diz Diana Ribeiro da Silva, professora da Universidade de Coimbra.

Foto
Diana Ribeiro da Silva integra equipa de investigadores que desenvolveu projecto Psychopathy.comp financiado pela FCT Nelson Garrido

Diana Ribeiro da Silva é professora e investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Coimbra, onde se doutorou e desenvolveu com uma equipa de investigadores, liderada por Daniel Rijo, o projecto Psychopathy.comp, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Entre Março de 2018 e Março de 2019, este programa, do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCE para tratar jovens agressores com traços psicopáticos, foi aplicado e testado nos seis centros educativos da rede nacional. A metade de um grupo de 119 jovens foi aplicado o programa, e à outra metade foi dado o apoio psicológico individual habitualmente dado nos centros educativos, explica a psicóloga forense.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários