Montenegro aguarda serenamente investigações a Rodrigo Gonçalves

O líder do PSD não toma decisões sem conclusões, mas se as suspeitas se confirmarem, sugere que afastará Rodrigo Gonçalves.

Foto
Luís Montenegro, líder do PSD Ricardo Lopes

Luís Montenegro, líder do PSD, afirmou na tarde desta terça-feira que aguarda com “serenidade e vontade” as conclusões da Polícia Judiciária (PJ) relativas ao caso de Rodrigo Gonçalves, vogal da sua comissão política nacional (CPN).

Aos jornalistas, em Ponte de Lima, o antigo líder parlamentar social-democrata não concretizou se expulsará Rodrigo Gonçalves da sua CPN caso este seja constituído arguido. Deu-o, todavia, a entender: “Se entendermos que não há autoridade política para [Rodrigo Gonçalves] exercer funções, agiremos em conformidade.”

Luís Montenegro disse ter muito presente “o que quer para o seu partido”, notando ser “indiscutível que a criminalidade em investigação é grave”. Apesar disso, afirmou não estar abalada a confiança política que tem no seu vogal, uma vez que tal “seria injusto”, pois tratar-se-ia de um “juízo predefinido”.

Insistiu, sobretudo, nas investigações, que “devem ser levadas até às últimas consequências”, para, aí sim, avaliar eventuais “implicações políticas”. “Mal tenhamos informação, seremos muito rápidos a dar-vos nota sobre a decisão”, garantiu aos jornalistas.

Na manhã desta terça-feira, a sede do grupo imobiliário SIL, no qual Rodrigo Gonçalves é consultor há vários anos, foi alvo de buscas pela PJ, sendo que as mesmas se concentraram no escritório do social-democrata. A PJ realizou também buscas na Câmara Municipal de Oeiras, que em conjunto com o grupo SIL detém o megaprojecto imobiliário Porto Cruz. Rodrigo Gonçalves é suspeito de facilitar este projecto.

Note-se que, entre outros cargos, Rodrigo Gonçalves foi presidente da Junta de Freguesia de Benfica entre 2005 e 2013 e líder da concelhia do PSD de Lisboa. Apesar de envolvido num conjunto de polémicas, Luís Montenegro decidiu chamá-lo para a sua CPN, em Julho.

Além de Rodrigo Gonçalves, também Daniel Gonçalves, seu pai, Isaltino Morais, histórico autarca de Oeiras, e a Câmara de Odivelas estão a ser investigados no âmbito do processo aberto em 2017. O primeiro enquanto presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (Lisboa), o segundo enquanto presidente da Câmara de Oeiras e a terceira porque emprega, no departamento jurídico, a mulher de Rodrigo Gonçalves.

As suspeitas prendem-se com crimes de corrupção, participação económica em negócio, peculato, tráfico de influências e prevaricação relacionados com projectos de empresas e imóveis, assim como contratações fictícias de prestações de serviços, por ajuste de directo, por parte de autarquias.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários