Benjamin Netanyahu muito perto de regressar ao poder em Israel

Resultados das eleições apontam uma maioria para o seu bloco, mas poderá haver surpresas, dizem vários analistas. Subida da extrema-direita preocupa.

Foto
Netanyahu poderá vir a formar governo com um partido extremista Ammar Awad/Reuters

O antigo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu parecia esta quarta-feira muito perto de regressar ao poder, com os resultados parciais a projectarem 65 deputados para o seu bloco, num parlamento de 120. O bloco teria a participação de um partido extremista, que está a causar muita preocupação com os efeitos para a democracia de Israel: seria uma “orbanização” do país, diz mesmo uma analista. Netanyahu poderá, se o resultado se confirmar, procurar outra solução e tentar convencer um partido centrista a formar governo consigo. A alternativa seria tentar convencer, pela segunda vez, o seu antigo rival Benny Gantz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários