Carlos III contratou tocador de gaita-de-foles como despertador

O major Paul Burns, do Regimento Real da Escócia, já tinha ocupado este posto com Isabel II, acordando a rainha, desde 2019, às nove da manhã.

Foto
O tocador de gaita de foles regressa ao trabalho, após a sucessão ao trono Reuters

A tradição ainda é o que era e Carlos III decidiu manter o tocador de gaita-de-foles que a tocava, todas as manhãs, às 9h, para Isabel II.

Foi em 2019 que a monarca, que completou mais de 70 anos de reinado, contratou o major Paul Burns, gaiteiro do Regimento Real da Escócia, para a acordar diariamente. Agora, segundo a revista Cosmopolitan, o antigo príncipe de Gales decidiu não prescindir deste serviço real.

Segundo o tablóide inglês The Sun, Paul Burns passará a tocar uma música à janela do quarto do novo monarca para o acordar todos os dias, às nove da manhã. Este papel implica viajar sempre com o rei, de modo a que acorde ao som da gaita-de-foles onde quer que esteja.

O músico — que é o 17.º gaiteiro real, um posto criado pela rainha Vitória, em 1843 — regressou às suas funções como gaiteiro pessoal do rei já nesta terça-feira, tendo tocado para acordar o monarca nas residências reais de Birkhall e Balmoral, na Escócia.

Paul Burns ficou célebre quando tocou a música Sleep, dearie, sleep no final da cerimónia religiosa no funeral da rainha, que se realizou na Abadia de Westminster, antes de o caixão real ser transportado, iniciando-se o longo cortejo até Windsor, onde Isabel II foi sepultada, no passado dia 19 de Setembro.


Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Ler 1 comentários