Algarve aposta no turismo criativo em novo vídeo e vai lançar novas experiências

Novo vídeo promocional convida turistas a “sentir e criar, cheirar, ouvir e tocar o Algarve em diálogo com a natureza, com as histórias e com a memória”. Projecto promete novas experiências turísticas em 2023.

artesanato,industrias-culturais-criativas,gastronomia,fugas,algarve,turismo,
Fotogaleria
Aprender a fazer bolos de doce fino é uma das experiências turísticas que estão a ser preparadas,Aprender a fazer bolos de doce fino é uma das experiências turísticas que estão a ser preparadas DR,DR
artesanato,industrias-culturais-criativas,gastronomia,fugas,algarve,turismo,
Fotogaleria
Analide Carmo, mestre na Oficina de Caldeireiros (Loulé), é um dos protagonistas do novo vídeo promocional Duarte Drago (arquivo)

Há alguns anos que o Algarve procura mostrar que não é só um destino de sol e praia, com uma aposta crescente no segmento dos eventos, na natureza e, recentemente, no turismo criativo. Focado no binómio das artes manuais e da gastronomia da região, o projecto Algarve Craft & Food quer convidar os turistas a conhecerem a região através da participação “em experiências autênticas com base na cultura local”.

O novo vídeo promocional, divulgado esta segunda-feira em comunicado, incentiva a rumar a Sul para “sentir e criar, cheirar, ouvir, tocar o Algarve em diálogo com a natureza, com as histórias e com a memória que ainda aqui habita”.

Entre fotografias antigas a preto e branco e vídeos bucólicos de paisagens de serra e praia, mostra-se que o Algarve também é terra de pesca, de empreita, barro e caldeireiros, de amendoeiras em flor, de salinas e laranjais, de pão de forno a lenha, cataplanas e doce fino.

Para João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, “o património, a cultura, a tradição são elementos decisivos para construirmos uma proposta turística com identidade própria e diferenciadora em relação aos nossos concorrentes”.

“A oferta cultural tem vindo a tornar-se na principal motivação para a escolha de um destino turístico, segundo revela o relatório Flash Eurobarometer de final de 2021 sobre o comportamento dos europeus face ao turismo”, acrescenta, citado pela nota de imprensa. “Há assim um novo paradigma e é também nele que pensamos quando apostamos num vídeo que quer pôr os turistas em contacto com a essência do Algarve.”

O vídeo promocional, desenvolvido pela produtora algarvia New Light Pictures e lançado em português, espanhol e inglês, “pretende estimular e internacionalizar as indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos agro-alimentares locais do Algarve”, procurando “atrair mais visitantes para o Sul do país através do turismo criativo”.

Foto
Aprender a fazer uma taça de barro em Loulé DR

Além do vídeo, o projecto dinamizado pelo Turismo do Algarve, pela Tertúlia Algarvia e pela cooperativa QRER integra várias fases que “culminarão na criação de dez programas de turismo criativo até ao Verão do próximo ano e numa campanha de promoção internacional que ajudará a divulgar este novo segmento turístico do Algarve”.

Entre as experiências em desenvolvimento, revela-se, está a possibilidade de “aprender a confeccionar uma cataplana ou um doce fino de amêndoa, a trabalhar o esparto, a moldar uma taça em barro ou a fazer pão tradicional da serra algarvia”.

O projecto, co-financiado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, tem como objectivo “promover experiências turísticas sustentáveis, sobretudo nas zonas rurais e no interior algarvio, apoiando e revitalizando em simultâneo práticas tradicionais que ajudem a aumentar o rendimento de artesãos e produtores alimentares locais”.

Sugerir correcção
Comentar