Nesta fábrica produz-se o ingrediente-chave de aspirinas de todo o mundo

Visitámos nas Astúrias o único centro mundial de produção de ácido acetilsalicílico da aspirina da empresa Bayer. Se puséssemos em fila os comprimidos com este princípio activo produzido ao longo dos 80 anos na fábrica, dava para irmos à Lua dez vezes. Íamos e voltávamos.

Foto
Fábrica fica em Lada, mesmo ao lado da localidade de La Felguera, nas Astúrias DR

Da janela do carro vemos uma paisagem montanhosa e arvoredo asturiano. Pelo meio, deparamo-nos com uma ou outra central térmica, esta ou aquela fábrica e pequenas localidades ou casas dispersas. Placas indicam-nos que estamos no território do rio Nalón, em Espanha. Mas a indicação esperada acabaria de chegar após 30 minutos de viagem desde Oviedo: chegámos a Lada, que fica a dois minutos da localidade de La Felguera, com cerca de 20.000 habitantes. Vamos visitar uma fábrica do ácido acetilsalicílico, o princípio básico da aspirina. Aqui, produz-se o ingrediente-chave de aspirinas de todo o mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários