João Vieira estreia a sua nova personagem: Wolf Manhattan

O vocalista dos X-Wife, também conhecido pelos alter-egos White Haus e DJ Kitten, é agora o personagem Wolf Manhattan. O single de avanço, e respectivo videoclipe, pode ser ouvido e visto aqui em estreia.

O músico, vocalista, produtor e compositor João Vieira, conhecido membro do grupo X-Wife, para além dos alter-egos DJ Kitten e White Haus, tem uma nova identidade: Wolf Manhattan. O álbum homónimo sai a 22 de Setembro, mas o single de avanço (Voices in my head) é revelado esta quinta-feira pelo PÚBLICO, acompanhado do respectivo vídeo, da autoria do realizador e também músico André Tentúgal.

O álbum mostrará um João Vieira mais dedicado a sonoridades despojadas e algo artesanais, em comparação com o seu outro projecto solitário White Haus, que se move sobretudo pelas electrónicas. Velvet Underground, Jonathan Richman ou Adam Green são algumas das referências sonoras que o influenciaram na feitura de um trabalho que contem inúmeras novidades.

É que Wolf Manhattan não é apenas um alter-ego. É um personagem criado por João Vieira, com direito a uma história, devidamente caracterizada e encenada. Esse personagem vai dar-se a conhecer através de um LP vinil, cuja capa será também um jogo de tabuleiro, vindo a conhecer, posteriormente, uma edição em livro de ilustração com selo da editora Stolen Books.

Nas notas que norteiam o personagem pode ler-se que “Wolf Manhattan é um produtor que, numa época não específica, vivia em cima de uma loja no centro de Nova Iorque. Rodeado pela colecção de discos do tio, um gravador de 4 pistas e uma guitarra dos anos 50 (que pertencia a um conhecido artista da Rough Trade), viria a descobrir que a única forma de acalmar a solidão seria ouvir vozes periféricas, mas principescas, do garage, ‘indie’ ou da pop. Compor e gravar tornaram-se então os seus melhores companheiros. O resultado dessa amizade são 13 canções que falam de corações partidos, dúvidas e dívidas pessoais, más decisões, sonhos perdidos e empregos precários.”

Foto

O álbum foi produzido por André Tentúgal e João Vieira, tendo o último feito questão de limitar os instrumentos utilizados, com destaque para a guitarra, órgão e caixa-de-ritmos. Os concertos de lançamento ocorrerão a 28 de Outubro na ZDB em Lisboa, seguindo-se a 3 de Novembro o auditório CCOP no Porto.

Sugerir correcção
Comentar