BCE cada vez mais disposto a sacrificar a economia para travar a inflação

Responsáveis do Banco Central Europeu reúnem-se esta quinta-feira para decidir o que fazer às taxas de juro. Uma subida de 0,75 pontos percentuais, maior do que era inicialmente previsto, pode estar no horizonte.

Foto
Christine Lagarde, presidente do BCE Reuters/WOLFGANG RATTAY

Depois de em Julho já ter surpreendido com uma subida de taxas de juro maior do que aquela que tinha sinalizado, o Banco Central Europeu (BCE) pode estar prestes a fazer o mesmo em Setembro, numa altura em que a persistência da escalada da inflação e o agravamento da queda do valor do euro face ao dólar está a aumentar a determinação da maioria dos membros do conselho de governadores a aumentar os juros rapidamente. O impacto desta mudança de sentimento a que se assiste em Frankfurt não demorará a ser sentido pelos portugueses no valor das prestações de crédito que têm de pagar aos bancos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários