Mealhada vinga-se do Carnaval e dança “o maior festival de samba do país”

Em Janeiro, houve lágrimas quando foi cancelado o Carnaval da Mealhada por causa da pandemia. Agora, de 9 a 11 de Setembro, é tempo de alegria redobrada numa cidade com quatro escolas de samba. Entrada gratuita.

Foto
Três dias de samba como se fosse Carnaval no Verão CM Mealhada

No início do ano, já tinham sido cancelados outros grandes Carnavais — casos de Sines, Torres Vedras, Ovar ou Loulé —​, mas a Mealhada continuava com esperança. Que cairia por terra no final de Janeiro, quando o município e a Associação de Carnaval da Bairrada confirmaram o cancelamento das festividades carnavalescas devido às precauções pandémicas com a covid-19. Ficou logo marcada a “vingança” para Setembro.

É que agora é tempo do “maior festival de samba do país”, até porque a cidade, só por si, tem quatro escolas: o Festival de Samba da Mealhada, já com 25 anos de história, vai dançar-se no fim-de-semana, de 9 a 11 de Setembro.

A festa tem lugar no Parque da Cidade da Mealhada e começa às 19h de sexta-feira. No centro de tudo, as escolas Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira. Há também convidadas, como a Escola de Samba Costa de Prata de Ovar e Trepa de Estarreja.

O programa inclui ainda actividades paralelas, para miúdos e graúdos, de espectáculos de magia a festa de espuma infantil, ou até o 1º CrossTrail, às 10h, com partida e chegada no parque, no domingo — tal como um passeio motard, o Rodas & Samba.

Há ainda zona lounge e área de comida de rua, espaços para pintura corporal ou tatuagens e também se prometem “jogos para adultos”.

Foto
CM Mealhada
Foto
Joao Silva/CM Mealhada

A “animação permanente” é uma garantia e vai “haver roda no palco”, com uma “instituição” sambista, o Grupo Samba Lêlê. Outros concertos trarão músicas para além do samba e o programa inclui DJ sets de Dreamz.

No cartaz ainda nomes como Xandinho, Samba do B, João Myles, Tanto Bate Até Que Samba, Nuno Bastos e Tony Viais. Para aquecer ainda mais, há Baile Funk (sexta).

A entrada no festival é gratuita, para mais informações siga o Facebook do Carnaval da Mealhada.

Sugerir correcção
Comentar