Barack Obama ganha Emmy pela narração de série documental

O ex-Presidente dos Estados Unidos venceu um Emmy pela série da Netflix Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo.

Foto
Barack Obama venceu um Emmy pela série Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo Brandon Bell

O ex-Presidente norte-americano Barack Obama ganhou um Emmy pela narração da série documental da Netflix Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo (Our Great National Parks, na versão original), anunciou no sábado a Academia Americana de Televisão. A cerimónia de entrega dos prémios vai acontecer no dia 13 de Setembro, mas os prémios menores são anunciados antes.

Esta não é a primeira vez que um antigo Presidente norte-americano recebe um Emmy. Em 1956, Dwight D. Eisenhower foi galardoado com um prémio honorário.

Depois de deixarem o cargo em 2017, Obama e a primeira-dama Michelle Obama escreveram, cada um, um bestseller e, além da fundação sem fins lucrativos, criaram uma empresa de produção que assinou um acordo com a Netflix no valor estimado de dezenas de milhões de dólares.

O primeiro documentário da sua empresa, American Factory, ganhou um Óscar de melhor longa-metragem documental e um Emmy pela realização, mas os prémios foram para os cineastas.

O sucessor de Barack Obama como Presidente, Donald Trump, não ganhou um Emmy pelo reality show The Apprentice, embora tenha sido nomeado duas vezes.

Outros nomeados na categoria de narradores incluem a antiga estrela da NBA Kareem Abdul-Jabbar (Black Patriots: Heroes Of The Civil War), a actriz vencedora de um Óscar Lupita Nyong'o (Serengeti II) e o veterano David Attenborough (The Mating Game).

O ex-Presidente norte-americano (2009-2017) também ganhou dois prémios Grammy anteriores, pelas versões áudio das suas memórias, A Audácia da esperança (The Audacity of Hope) e A origem dos meus sonhos (Dreams from My Father).

Entre outras distinções a Obama, está o Prémio Nobel da Paz após a vitória nas eleições presidenciais de 2008, pelos “extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”.

Sugerir correcção
Comentar