American Factory vence o Óscar de Melhor Documentário

Mark Ruffalo, que faz questão de frisar que quatro dos nomeados foram realizados ou co-realizados por mulheres, entregou a Julia Reichert e Steven Bognar a estatueta de Melhor Documentário.

Foto
Steven Bognar e Julia Reichert ganharam o Óscar por American Factory Reuters/ERIC GAILLARD

Mark Ruffalo, que faz questão de frisar que quatro dos nomeados foram realizados ou co-realizados por mulheres, entregou a Julia Reichert e Steven Bognar a estatueta de Melhor Documentário, pelo filme American Factory, com produção executiva de Barack e Michelle Obama para a Netflix. Os dois já tinham ganho, no sábado à noite, um Film Independent Spirit Award.

No filme, a partir dos escombros da última crise, e da história da ressurreição de uma antiga fábrica da General Motors (GM) às mãos de um grupo chinês, contam-se histórias de choques culturais e da luta de classes em plena globalização.

“Os trabalhadores têm a vida mais e mais dificultada por estes dias, e acreditamos que as coisas vão melhorar quando os trabalhadores do mundo se uniram”, afirmou Reichert a aceitar o prémio.

Entre os nomeados a Melhor Documentário estavam For Sama (de Waad al-Kateab e Edward Watts), Honeyland (de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska), The Cave (de Feras Fayaad) e Democracia em Vertigem (de Petra Costa).

Sugerir correcção
Comentar