No coração de Castelo Branco, os vinhos Pessoa abrem a casa a todas as harmonias

O Pessoa Wine Spot pede emprestado o nome aos vinhos Pessoa, produzidos por Lívia Novais e Jorge Gonçalves, que, depois de uma visita com Noites Azuladas, trocaram o Alentejo por Castelo Branco. Comidas e bebidas e músicas harmonizadas. E não só.

terroir,castelo-branco,vinhos,bares,douro,fugas,
Fotogaleria
Lívia Novais gosta de “coisas fora da caixa” Teresa Pacheco Miranda
Lívia Novais gosta de “coisas fora da caixa”
Fotogaleria
Pessoa Wine Spot Teresa Pacheco Miranda

Lívia Novais gosta de “coisas fora da caixa” e foi por uma coisa fora da caixa que se instalou em Castelo Branco – as Noites Azuladas, um ciclo de jazz anualmente promovido em vários locais do centro histórico. Uma noite, deparou-se com um concerto na “praça do [Museu] Cargaleiro, sob as estrelas” e pensou “Quero vir para aqui”. “Num mês, saímos do Alentejo.” O plural inclui o companheiro, Jorge Gonçalves, enólogo — estão aqui, no centro histórico de Castelo Branco, há sete anos, Lívia chegou do Brasil há nove. Na bagagem, formação de chef e de escanção: “Já há 15 anos que trabalhava só como escanção, mas quando monto o espaço vem de novo a ideia de criar e montar pratos”, explica, “voltei a poder pôr a mão na massa literalmente em tudo. Faço vinhos e comida para harmonizar. E montei tudo só com mulheres.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar