Modi diz que pretende tornar a Índia num país desenvolvido em 25 anos

No discurso dos 75 anos de independência do domínio colonial britânico, o primeiro-ministro indiano apresentou uma série de políticas que diz inovadoras.

Foto
O primeiro-ministro indiano. Narendra Modi EPA/PIB HANDOUT

A Índia quer tornar-se numa nação desenvolvida em 25 anos, lançou esta segunda-feira o primeiro-ministro Narendra Modi, no seu discurso para assinalar os 75 anos de independência do poder colonial britânico. Para atingir esse objectivo, apresentou várias políticas que apelidou de inovadoras, nomeadamente nos domínios do apoio à produção doméstica de energia, da defesa e da tecnologia digital.

Modi discursava desde o Forte Vermelho, em Nova Deli, para todo um país que encheu as ruas para comemorar o 75.º aniversário da sua criação como país independente. E pediu aos jovens para “terem grandes ambições” e esforçarem-se ao máximo para ajudar no desenvolvimento do país.

“Devemos transformar a Índia num país desenvolvido nos próximos 25 anos”, afirmou Modi, de 71 anos, que usava um turbante com as cores da bandeira indiana, num discurso que durou cerca de 75 minutos. “É uma grande resolução e devemos trabalhar para isso com todas as nossas forças”, concluiu.

O Banco Mundial classifica a Índia, actualmente, como uma economia de rendimento médio-baixo.

A Índia é a sexta maior economia do mundo e deverá crescer mais de 7% no actual ano fiscal, que termina em Março de 2023 – o maior crescimento entre as principais economias.

Muitos especialistas dizem que a economia indiana pode, inclusivamente, expandir-se ao ponto de se tornar a terceira maior do mundo até 2050, atrás dos Estados Unidos e da China, embora o PIB per capita possa manter-se baixo em comparação com muitos outros países devido à dimensão populacional – com cerca de 1,4 mil milhões de habitantes, a Índia deverá superar a China como o país mais populoso do mundo no próximo ano.

Países como os Estados Unidos já vêem a Índia como um futuro adversário à influência dominante da China na Ásia. O Presidente, Joe Biden, já deu os parabéns à Índia pelo aniversário da independência e disse que os Estados Unidos e a Índia são “parceiros indispensáveis” que continuarão trabalhar juntos para enfrentar os desafios globais nos próximos anos.

O vizinho Paquistão, que fazia parte da Índia britânica, e que se tornou independente ao mesmo tempo, também comemorou no mesmo dia.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários