China e Índia vão ultrapassar os EUA até 2050

Foto
Economia chinesa será a maior do mundo já em 2020 REUTERS/Stringer

A crise financeira e económica internacional acelerou a ascensão dos países emergentes. Daqui a 39 anos, no máximo, os EUA terão sido ultrapassados pela China e pela Índia, revela um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC). O Brasil será a quarta maior economia mundial.

De acordo com a actualização do estudo “O Mundo em 2050”, feito pela consultora, as sete maiores economias emergentes (China, Índia, Brasil, Rússia, Indonésia, México e Turquia) terão, em 2020, o mesmo Produto Interno Bruto (PIB) que as nações industrializadas do G-20. Nesse mesmo ano, a China deverá ultrapassar os EUA como maior economia mundial já em 2020. Em 2050, será a vez de a Índia relegar a economia norte-americana para o terceiro lugar mundial.

O estudo “O Mundo em 2050” foi feito original em Março de 2006, mas PwC decidiu rever as suas projecções de crescimento mundiais, por considerar que a crise financeira internacional acelerou a transição do poder económico das potências desenvolvidas para as emergentes.

As contas são feitas com base nas previsões para o PIB, ajustadas à paridade do poder de compra, ou seja, à evolução dos preços nas diferentes economias.

De acordo com a consultora, a conquista dos primeiros lugares mundiais por parte da China e da Índia representa “um regresso a uma tradição histórica anterior à Revolução Industrial dos século XVIII e XIX, que levou a uma mudança no poder económico global para a Europa Ocidental e os Estados Unidos”.

A Europa será uma das regiões a perder peso no contexto mundial. Segundo as previsões da PwC, só a Alemanha e o Reino Unido figurarão em 2050 no ranking das 20 maiores economias mundiais (em 2009, havia ainda a França, a Espanha e a Itália). Além disso, vão cair de posição. A Alemanha vai passar da 5ª posição para a 9ª, enquanto o Reino Unido passará do 7º para o 10º lugar.

Até 2050, o Brasil terá também passado à frente do Japão, que durante décadas foi a segunda maior economia mundial e que chegará a meio do século em quinto lugar. A economia brasileira ficará em quarto, logo depois da China, da Índia e dos EUA.

Países como a África do Sul e a Austrália terão abandonado o ranking das 20 maiores economias mundiais até 2050, abrindo espaço a estreantes: o Vietname e a Nigéria.

Além de fazer previsões com base no PIB ajustado à paridade do poder de compra, a PwC expõe as suas projecções com base nas taxas de câmbio dos mercados. Esta análise não tem em conta as diferenças de preços existentes entre os vários países e, por isso, o processo de ascensão da China seria mais lento mas, ainda assim, inevitável.

A consultora considera que, a partir de 2020, a taxa de crescimento chinesa irá enfraquecer devido ao crescente envelhecimento da população. Por isso, prevendo a evolução mundial a partir das taxas de câmbio, a China só ultrapassaria os EUA em 2040.

Já a Índia terá o potencial de ser a economia com maior taxa de crescimento até 2050, chegando a esse ano com um PIB ajustado à paridade do poder de compra que é 14 por cento maior do que o dos EUA.

Sugerir correcção
Comentar