Anafre insatisfeita com a descentralização de competências para freguesias

Associação Nacional de Freguesias foi recebida esta quarta-feira pelo Presidente da República. Dos 278 municípios no continente, apenas cerca de 115 transferiram competências para as freguesias.

Foto
Presidente da República recebeu delegação da Anafre no âmbitio da descentralização de competências LUSA/TIAGO PETINGA

O processo de descentralização de competências para as freguesias está “um pouco aquém” do expectável, com “cerca de 115” dos 278 municípios de Portugal continental a delegarem responsabilidade para as juntas, revelou esta quarta-feira a Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

“Dos 278 municípios no continente, ainda só cerca de 115 transferiram competências para as freguesias, isso equivale, neste momento, a cerca de 100 milhões de euros”, afirmou o presidente da Anafre, Jorge Veloso (PS), no final de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Anafre manifestou preocupação com a transferência de competências dos municípios para as freguesias, indicando que o processo se situa “num patamar um pouco aquém daquilo que seria de esperar neste momento”.

Jorge Veloso apontou que o processo desencadeado por aproximadamente 115 municípios envolve “mil cento e poucas freguesias” das 2882 de Portugal continental, referindo ainda que a verba a transferir para as freguesias “está muito longe daquilo que seria expectável”.

“Porque a lei já é de 2019, decreto-lei de 2020 e já estamos em 2022”, salientou.

Sobre a descentralização de competências do Estado central para os municípios, que antecede a possível transferência para as juntas, o representante da Anafre disse que “as freguesias não têm aí qualquer intervenção”, embora estejam disponíveis, se as câmaras municipais assim o entenderem, para receber “algumas competências” no âmbito da Educação, da Acção Social e da Saúde.

Questionado sobre a lei-quadro de criação, modificação e extinção de freguesias, que prevê um regime transitório para a correcção das agregações ocorridas em 2012/2013, Jorge Veloso adiantou que “há muitos processos a decorrer de norte a sul” do país, sem conseguir apontar um número exacto.

Segundo Jorge Veloso, algumas assembleias de freguesia já se pronunciaram, outras vão pronunciar-se agora em assembleias extraordinárias e algumas em Setembro, “depois isso terá que passar pelas assembleias municipais também e, depois, serão enviadas para a Assembleia da República”.

“Sei que há alguns municípios que estão a intervir neste processo e estão a ajudar nesses possíveis projectos de lei a serem enviados, mas não consigo dizer um número exacto. Sei que há algumas centenas, mas não será um número também muito exagerado”, declarou o dirigente da Anafre, que é também presidente da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (Coimbra).

Outra das questões abordadas pela Anafre no encontro com o Presidente da República foi o acesso este ano por parte das juntas de freguesia, pela primeira vez, a fundos europeus.

“Ainda não há candidaturas por parte das freguesias”, informou Jorge Veloso, explicando que a Anafre está a aguardar que o Governo, através o Ministério da Coesão Territorial, indique “quais as candidaturas em que as freguesias são elegíveis para poderem então apresentá-las”, prevendo que entre Setembro e Outubro surja essa decisão do Governo, para se saber “quais são as actividades, quais são as obras, quais são os termos” em que as juntas se podem candidatar.

A audiência com o Presidente da República surge no âmbito do congresso da Anafre, que se realizou em Março deste ano em Braga, em que Jorge Veloso foi reeleito presidente da associação para o mandato de 2022-2025.

Segundo Jorge Veloso, “não houve oportunidade antes” para transmitir ao chefe de Estado as linhas gerais de orientação emanadas do congresso, com destaque para os fundos comunitários, a possibilidade de revisão de alguns diplomas legais, como a Lei das Finanças Locais e o Estatuto dos Eleitos Locais, assim como o pagamento de despesas relacionadas com a pandemia de covid-19.

Sugerir correcção
Comentar