Magalhães e Silva: “É verdade que o dinheiro chegava aos partidos em malas vindas de Macau. Com a excepção do PCP toda a gente lá foi”

Magalhães e Silva conheceu Jorge Sampaio em 1969, no tempo em que ainda era monárquico. Trabalharam juntos no mesmo escritório de advogados. Criaram uma relação de irmãos. Foi dos poucos consultores de Belém que defendeu a nomeação de Santana Lopes, mas testemunhou o sacrifício pessoal de Jorge Sampaio, quando alguns amigos de sempre o abandonaram. Muitos faltaram à festa de anos do Presidente nesse Setembro de 2004. Magalhães e Silva, que gostava de ter sido governador de Macau, não tem dúvidas: era ali que os partidos iam buscar dinheiro em malas.

Foto
Manuel Magalhães e Silva, advogado RG Rui Gaudêncio

Quando Sampaio decide indigitar Santana Lopes (Sampaio chamava-lhe Flopes, como no Contra-Informação) o advogado Magalhães e Silva entra no Procópio e alguém diz: “Lá vem a santanete de Belém.” Escreveu, em conjunto com Miguel Galvão Teles, a declaração em que Jorge Sampaio explicaria ao país as razões da dissolução. Mas Sampaio não leu aquele discurso — e justificou a decisão apenas com “episódios”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 79 comentários