Nova Iorque declara estado de emergência com aumento de casos de varíola-dos-macacos

Mais de 18 mil casos de Monkeypox foram detectados em todo o mundo desde o início de Maio.

Foto
Doença foi identificada pela primeira vez em humanos na década de 1970 Reuters/DADO RUVIC

O estado de Nova Iorque declarou na passada sexta-feira estado de emergência na sequência de um grande aumento de casos de Monkeypox nos últimos dias, principalmente na própria cidade de Nova Iorque.

Esta declaração de emergência foi assinada pela governadora do estado de Nova Iorque, a democrata Kathy Hochul, e resulta do facto de a região totalizar já 1400 infecções.

A declaração de emergência permite aos organismos estaduais mobilizar fundos e recursos para ajudar as localidades a combater o vírus.

Recorde-se que, em meados de Julho, Nova Iorque activou um sistema de informações sobre a varíola dos macacos para telemóveis, em que se envia a mensagem de texto “MONKEYPOX” ou “MONKEYPOXESP” para um número de telefone local. O sistema inclui informações sobre os sintomas e a transmissão da doença, além de dar orientações de acção após a exposição.

Mais de 18 mil casos de Monkeypox foram detectados em todo o mundo desde o início de Maio passado, fora das áreas endémicas de África. A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas, disse o responsável da OMS.

Até ao momento, em Portugal foram confirmados 588 casos.

A DGS aconselha as pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, a procurar aconselhamento médico e a evitarem contacto físico directo.

A vacina contra a varíola, assim como antivirais e a imunoglobulina ‘vaccinia’ (VIG), podem ser usados como prevenção e tratamento para a Monkeypox, uma doença rara.

A doença, que tem o nome do vírus, foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, depois de o vírus ter sido detectado em 1958 no seguimento de dois surtos de uma doença semelhante à varíola, que ocorreram em colónias de macacos mantidos em cativeiro para investigação - daí o nome “Monkeypox” ("monkey” significa macaco e “pox” varíola).

Sugerir correcção
Comentar