Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Depois do fim da pandemia da covid-19, a Organização Mundial da Saúde decretou também o fim da emergência de saúde pública referente à mpox - que infectou mais de 87 mil pessoas em todo o mundo.
Cientista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge é a premiada deste ano do Prémio João Monjardino. O centro de investigação português esteve na dianteira da análise do vírus mpox.
A Organização Mundial da Saúde mantém o carácter de emergência global de saúde pública à mpox e, mesmo com a redução de casos, há motivos de preocupação, sobretudo no continente africano.
Direcção-Geral da Saúde deixa de considerar a profilaxia pré-exposição para o VIH como critério para a vacinação preventiva, alargando a população elegível para a vacina contra a mpx.
Avanços na área do telescópio espacial James Webb, do coronavírus SARS-CoV-2 ou do vírus da varíola-dos-macacos entre as escolhas de 2022.
A decisão surge cinco meses depois de a Organização Mundial da Saúde ter defendido um novo nome para a varíola-dos-macacos. A transição de monkeypox para mpox será feita ao longo de 2023.
Em Novembro, foi detectado apenas um caso de varíola-dos-macacos em Portugal. Ministério da Saúde afirma que manterá a vigilância.
No início da semana, a DGS alargou os grupos de pessoas de risco acrescido elegíveis para a vacinação preventiva contra a varíola-dos-macacos.
A possibilidade de transmissão antes dos primeiros sintomas já estava em cima da mesa, sendo reforçada por um novo estudo com 3000 pacientes no Reino Unido.
Para permitir notificações, siga as instruções: