Mpox: detectados dois novos casos em Portugal

Desde 3 de Maio de 2022, foram confirmados laboratorialmente 955 casos de infecção pelo vírus mpox em Portugal, informa a Direcção-Geral da Saúde.

Foto
Vírus mpox NIAID

Dois novos casos de mpox foram reportados em Portugal, segundo a Direcção-Geral da Saúde, reforçando a necessidade de vacinação com duas doses em grupos de risco e das medidas de prevenção e controlo no contexto transfronteiriço da infecção.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) adianta numa nota publicada no site que os dois novos casos da doença foram reportados na segunda-feira em homens, "sem história de viagens e referindo contactos sexuais esporádicos".

"Estes dois casos agora reportados em Portugal vêm reforçar as medidas de prevenção e controlo no contexto transfronteiriço da infecção, pelo que a Direcção-Geral da Saúde recomenda o cumprimento de medidas de isolamento de casos até queda de crostas das lesões e vacinação de contactos, fundamentais para quebrar as cadeias de transmissão e evitar surtos", adianta na nota.

Desde 27 de Março que não tinham sido reportados novos casos em Portugal da doença, antes conhecida por varíola-dos-macacos, embora se tenha mantido o envio regular de amostras de casos suspeitos para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), o laboratório de referência nacional.

Segundo dados da DGS, foram confirmados laboratorialmente para o vírus mpox 955 casos em Portugal desde 3 de Maio de 2022.

Todas as regiões de Portugal continental e a Madeira reportaram casos de mpox, dos quais 687 (77%) em Lisboa e Vale do Tejo, onde foi vacinado o maior número de pessoas. Em Abril, foi confirmada a morte de um jovem com 23 anos, "VIH positivo, não aderente à terapêutica antirretroviral e com imunossupressão avançada, que apresentou um quadro raro de doença progressiva e disseminada", refere a DGS.

"Embora desde o final do Inverno se venha a verificar o decréscimo do número de casos a nível europeu, novos casos foram reportados no Reino Unido (10 casos a 15 de Maio de 2023) e França (um caso a 29 de Maio de 2023)", acrescenta a DGS.

A 23 de Julho de 2022, a OMS declarou o surto como emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla em inglês) com base nas decisões do Comité de Emergência da OMS, uma situação que foi revertida a 10 de Maio deste ano devido ao "declínio significativo" no número de casos de mpox e a não haver alterações na gravidade e manifestação clínica da doença, bem como a disponibilidade de vacinas.

A OMS reforça, no entanto, a necessidade de os países manterem as suas capacidades de vigilância e de prevenção e controlo, com enfoque para respostas adequadas ao grupo de maior risco.

Sugerir correcção
Comentar