Há mais de 60 anos, descobrimos pela primeira vez o que é a varíola-dos-macacos

Quatro investigadores dinamarqueses identificaram, há mais de seis décadas, dois surtos em macacos nos seus laboratórios que se assemelhavam à varíola humana. A primeira descrição da varíola-dos-macacos e a identificação deste “novo” vírus foi publicada em 1959.

historia,saude,ciencia,virus,investigacao-cientifica,doencas,
Fotogaleria
Macaco-cinomolgo (Macaca fascicularis), a espécie em que foi detectado pela primeira vez o vírus da varíola-dos-macacos DR
historia,saude,ciencia,virus,investigacao-cientifica,doencas,
Fotogaleria
Pústulas típicas de varíola registadas em 1958 na fase crítica da doença Instituto Statens Serum

Não é todos os dias que encontramos novidades – os cientistas que o digam. Em 1958, ainda havia muito por descobrir. Nesse ano, o Brasil era pela primeira vez campeão do mundo de futebol, Humberto Delgado assustou a ditadura salazarista nas presidenciais, e a NASA ainda estava a dar os primeiros passos. Só depois, no Verão e Outono desse ano, quatro investigadores dinamarqueses descobriram aquilo a que apelidaram de “varíola-dos-macacos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários