OMS mantém Mpox como emergência global de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde mantém o carácter de emergência global de saúde pública à mpox e, mesmo com a redução de casos, há motivos de preocupação, sobretudo no continente africano.

Foto
A mpox tem tido uma tendência decrescente no número de casos e mortes desde Agosto de 2022 DADO RUVIC/REUTERS

Desde Agosto, a queda do número de casos confirmados de infecção por mpox (antes designado por varíola-dos-macacos), principalmente na Europa, indiciavam o fim da emergência global de saúde pública. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta quarta-feira que a mpox continua a ser uma emergência global de saúde pública. E apesar do nível de alerta ter reduzido na Europa, o trabalho está longe de estar fechado. A redução dos casos na América do Sul leva um ritmo mais lento, ainda há indefinição sobre se esta é ou não uma doença sexualmente transmissível, e a falta de diagnóstico e tratamento em África mostra uma situação desigual entre regiões do mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários