Vídeo sobre a serra da Lousã premiado em festival internacional de turismo

O Travel Fest, que decorreu na Albânia, deu o primeiro prémio da secção Destinos à Lousã graças a um vídeo assinado por Filipe Morato Gomes.

Foto

São 3'21'’ que parecem passar a correr mas que mostram muito da serra da Lousã, das manhãs a despertar submersas em neblina invernosa aos passeios por trilhos perdidos. O trabalho é assinado por Filipe Morato Gomes, o viajante que há duas décadas mostra a sua Alma de Viajante e é um dos fundadores da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. O filme acaba de conquistar o primeiro prémio no festival internacional de filmes de turismo da Albânia, o Travel Fest de Tirana, na secção Destinos.

“Uma daquelas notícias tão boas quanto inesperadas”, comentou Morato Gomes ao anunciar a conquista, ainda mais saborosa por se tratar de uma das suas primeiras experiências em filme, já que habitualmente conta as suas viagens com a escrita e fotografia como ferramentas.

“Há uns tempos saí com o Luís Octávio Costa (Kitato) para a serra da Lousã, acompanhando-o num trabalho para a iNature; e, em vez de fotografar, como habitualmente faço, propus-me fazer um filme”, recorda.

“A ideia era praticar esta arte à qual comecei a prestar mais atenção durante a pandemia”, “fui sem guião, captei as imagens durante dois dias, fiz a montagem, o sound design e o colour grading, tudo com o objectivo de praticar no terreno a complexa arte de contar histórias em formato vídeo”.

O filme, disponibilizado em Janeiro no YouTube, soma neste canal mais de 4300 visualizações, mostrando a passagem pela Lousã e algumas Aldeias do Xisto, casos do Candal, Cerdeira e Talasnal.

“É o primeiro prémio que recebo na área do vídeo e, por isso mesmo, estou nas nuvens”, confessa Morato Gomes, sublinhando um detalhe raro neste tipo de produções: “Este é um filme feito com orçamento zero”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários