Universidade de Coimbra cria prémio em homenagem a Joaquim Norberto Pires

Prémio distingue iniciativas de inovação de pessoas com ligação à instituição, homenageando também o antigo docente universitário, com uma passagem fugaz pela presidência da CCDR-Centro, que morreu em 2021.

Foto
Norberto Pires era professor e investigador da Universidade de Coimbra KARINE PANIZA/UNIVERSIDADE DE COIMBRA

A Universidade de Coimbra criou o Prémio Inovação Joaquim Norberto Pires, em homenagem a ao antigo professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia desta universidade que morreu no ano passado. O galardão agora instituído pela instituição académica procura premiar iniciativas inovadoras promovidas por pessoas com ligação a esta universidade.

Além de docente universitário, Norberto Pires teve passagens por cargos políticos na região centro: em 2012 foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro durante menos de seis meses e ainda ocupou o cargo de vereador da Câmara Municipal de Condeixa entre 2013 e 2017.

Em comunicado, a Universidade de Coimbra (UC) refere que o prémio “pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, colaboradores, docentes ou investigadores da UC, ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua actividade”. As candidaturas decorrem entre esta quarta-feira e 30 de Setembro.

“O projecto escolhido pelo júri vai receber 6000 euros, ou 3000 euros, caso sejam duas as propostas vencedoras”, anunciou em comunicado a instituição liderada por Amílcar Falcão. Citado no comunicado, o reitor da UC afirmou que o Prémio Inovação “é uma merecida homenagem a alguém que nos deixou demasiado cedo e cujo trabalho na área da inovação merece o devido reconhecimento, o mesmo se podendo dizer do seu empenho e dedicação à UC ao longo da sua prestigiada carreira académica”.

Joaquim Norberto Pires morreu aos 55 anos, a 10 de Agosto de 2021, perto da Mealhada, na sequência de um acidente que envolveu uma viatura ligeira de mercadorias e um ciclomotor conduzido pelo antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O prémio foi proposto pelo Conselho Geral da Universidade, órgão a que Norberto Pires também pertencia, sendo coordenador da comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade.

“A proposta de criação deste galardão nasceu para, em simultâneo, reconhecer e distinguir iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Universidade e homenagear o conselheiro Norberto Pires, que, tendo partido cedo demais, viveu, no entanto, o suficiente para deixar uma marca muito forte na inovação na UC”, explicou a presidente do Conselho Geral da universidade, Gabriela Figueiredo Dias.

Podem concorrer ao prémio “iniciativas ou projectos de inovação de diversas áreas, nomeadamente científica, cultural, artística, empresarial, social, financeira, de gestão, de governação, de organização interna ou ideias de negócio”, estando excluída a vertente pedagógica.

As candidaturas são apresentadas a título individual ou em equipa de três pessoas no máximo. A cerimónia de entrega da primeira edição do Prémio Inovação Joaquim Norberto Pires será realizada no próximo dia 9 de Novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários