Rússia reivindica morte de mais “mercenários” e inclui um português

O Ministério da Defesa da Rússia declarou que as tropas de Moscovo eliminaram, nas últimas três semanas, 391 combatentes estrangeiros que lutavam pela Ucrânia, incluindo um cidadão português.

Foto
Combatentes estrangeiros no Leste da Ucrânia EPA/YURI KOCHETKOV

A Rússia reivindicou esta terça-feira a morte de 391 combatentes estrangeiros na Ucrânia nas últimas três semanas, incluindo um que o Ministério da Defesa russo identificou como português.

Além dos combatentes identificados como mercenários” abatidos pelas forças russas, o Ministério afirmou que, no mesmo período, 240 combatentes estrangeiros fugiram da Ucrânia, enquanto outros 151 chegaram ao país.

“Nas últimas três semanas, o número de mercenários na Ucrânia diminuiu de 3221 para 2741 como resultado das acções ofensivas das unidades das Forças Armadas russas e das milícias populares das repúblicas de Lugansk e Donetsk”, pode ler-se no comunicado.

O Ministério divulgou na rede social Telegram uma lista de mercenários por países, em que refere a chegada de 105 de Portugal desde o início do conflito. Desse total, 20 figuram como mortos e outros 20 como tendo fugido, pelo que continuariam 65 na Ucrânia, segundo os dados divulgados por Moscovo.

Relativamente à tabela anterior, divulgada no dia 17 de Junho, Portugal aparece com mais duas chegadas, mais uma morte e mais quatro saídas da Ucrânia. Apesar destes números, em Junho, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português disse que havia registos de sete cidadãos nacionais que tinham contactado os serviços informando da sua deslocação para a Ucrânia a título de ‘combatente voluntário’ e que não havia registo de mortes.

A Rússia informou que a Polónia encabeça a lista de estrangeiros que estão a combater contra as forças de Moscovo na Ucrânia, com 1835 chegadas desde a invasão. Nas últimas três semanas, dizem, as forças russas abateram 166 polacos, elevando para 544 o número de combatentes que foram mortos desde o início da guerra.

A lista divulgada por Moscovo inclui combatentes de 65 nacionalidades, sendo 34 de países da Europa, 12 da Ásia, nove da América, oito de África e dois da Oceânia.

O Ministério disse estar a identificar os estrangeiros que se oferecem para combater pela Ucrânia e revelou o nome de dois britânicos e três norte-americanos que alegadamente chegaram, no dia 6 de Julho, a um centro de alojamento numa morada específica na cidade polaca de Zamosc.

“Aconselhamos estes cidadãos a caírem em si e a regressarem vivos a casa. Segundo o Direito Humanitário Internacional, todos os mercenários estrangeiros são não-combatentes e o melhor que os espera se forem capturados vivos é um julgamento e penas máximas de prisão”, reforçou Moscovo.

No dia 9 de Junho, um tribunal da região separatista pró-Moscovo de Donetsk, no Leste da Ucrânia, condenou à morte dois britânicos e um marroquino que tinham sido capturados pelas forças russas.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou, no final de Junho, que as autoridades de Kiev tinham estabelecido contactos com Moscovo para tentar a libertação de ucranianos e estrangeiros feitos prisioneiros pelas forças russas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários