Bruxelas abre novos processos para forçar Londres a cumprir protocolo da Irlanda

Comissão Europeia retomou o processo que ficou conhecido como a “guerra das salsichas” e notificou Londres de mais dois procedimentos de infracção. Falhanço do Reino Unido levou a um aumento do contrabando na Irlanda do Norte.

Foto
Maros Sefcovic: “Não há nenhuma justificação, jurídica ou política, para alterar unilateralmente um tratado internacional" EPA/OLIVIER HOSLET

Depois de uma primeira reacção política a condenar a intenção do Governo do Reino Unido de alterar unilateralmente as disposições do protocolo da Irlanda anexo ao acordo do “Brexit”, a Comissão Europeia retomou esta quarta-feira a via judicial contra as autoridades britânicas, pela sua recusa em aplicar as regras acordadas para os movimentos de bens de consumo e produtos agroalimentares da ilha da Grã-Bretanha para a Irlanda do Norte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários