-
i-album
Defesa
Exclusivo para assinantes Líderes da NATO carregam no botão de pausa e atiram próximo embate para 2021
Numa cimeira sem história, os aliados da NATO passaram por cima das divergências e assinalaram a efeméride dos 70 anos com declaração de unidade e cooperação. Dentro de dois anos se verá o futuro.
Rita Siza , em Londres -
-
Ambiente
Europa falhou metas ambientais para 2020 e arrisca-se a fazer o mesmo em 2030 e 2050
Relatório da Agência Europeia de Ambiente sobre “Estado e as perspectivas do Ambiente” na UE põe o dedo na ferida: as medidas para proteger a natureza e preservar a biodiversidade não são suficientes. São precisas acções urgentes para inverter a tendência e assegurar um futuro sustentável.
Rita Siza , Bruxelas -
i-album
-
i-album
Defesa
Exclusivo para assinantes Pode a cimeira da NATO ainda ser um sucesso depois do choque inicial entre Trump e Macron?
Stoltenberg planeou uma reunião curta num espaço tranquilo para contrariar a imagem de uma Aliança em convulsão. Mas o duelo entre os Presidentes dos EUA e da França deixou bem claras as divisões.
Rita Siza , em Londres -
União Europeia
Não havia melhor dia para Ursula Von der Leyen herdar o “tesouro” que é a União Europeia
Presidentes da Comissão Europeia, Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Banco Central Europeu participaram em cerimónia para assinalar arranque do novo ciclo institucional. Ursula von der Leyen e Charles Michel iniciam mandato no dia do décimo aniversário do Tratado de Lisboa.
Rita Siza , Bruxelas -
-
-
Entrevista
Exclusivo para assinantes Ursula von der Leyen: “Gosto da paixão de Emmanuel Macron pela Europa, que é tão óbvia”
Ursula von der Leyen diz que conhece a relação franco-alemã há 15 anos e diz que é “um eixo necessário e essencial no debate europeu”. E não vê “nenhuma tensão”.
Rita Siza , em Estrasburgo -
Entrevista
Exclusivo para assinantes Ursula von der Leyen: “Há campos onde só vejo a União Europeia a actuar”
A nova líder europeia falou em exclusivo ao PÚBLICO sobre a sua vontade de dirigir uma comissão geopolítica e o seu desejo de pôr a Europa a crescer com o combate às alterações climáticas. Ciência, investigação e novas tecnologias são prioridades. Para isso, afirma, “vamos criar benefícios em termos de financiamento verde”.
Rita Siza , em Estrasburgo
Este autor não tem comentários.