Cultivo de arroz no Sudeste asiático impulsionou a domesticação das galinhas

Como começa a nossa história em comum com as galinhas? Dois novos estudos mostram que tudo aconteceu há mais de 3500 anos no Sudeste asiático e por causa do cultivo de arroz. Galinhas “selvagens” foram para os campos em busca de sementes e acabaram por se aproximar de nós.

Foto
As galinhas são hoje dos animais domésticos mais numerosos no mundo ENRIC VIVES-RUBIO

Se há ave conhecida neste mundo é a galinha. Mas onde começou a nossa história em comum com ela? Dois estudos científicos publicados esta segunda-feira dão-nos novos condimentos mais certeiros para esta história: a domesticação das galinhas aconteceu no Sudeste asiático há mais de 3500 anos e foi impulsionada pelo cultivo de arroz. Entre as informações mais apuradas sobre estas aves, revela-se ainda que já foram veneradas – eram consideradas “exóticas”. Quem diria...

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar