Cascais inaugura a primeira quinta urbana de economia circular

A Nãm Urban Farm e a Delta Cafés inauguram a primeira quinta urbana em Cascais, onde de borras de café, se produzem cogumelos biológicos.

Foto
Cogumelos que derivam das borras de cafés recolhidos de vários cafés e restaurantes da capital daniel rocha

A Nãm Urban Farm, que abriu portas em 2020, chega a Cascais com a primeira expansão geográfica do negócio, para o início de uma economia circular sustentável. A primeira Quinta Urbana de economia circular do município, foi inaugurada no Mercado da Vila Cascais, esta terça-feira, dia 7. O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Presidente Executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro e do fundador da Startup Nãm Urban Farm, Natan Jacquemin.

O projecto de Natan Jacquemin, que se situa num antigo stand de automóveis na zona do Poço do Bispo, baseia-se na recolha de borras de café Delta de vários restaurantes e cafés, que são posteriormente reaproveitados para a sua utilização na produção sustentável de cogumelos pleurotus, e são vendidos a negócios de restauração e ao público, utilizando o composto residual como fertilizante biológico para utilização nas hortas comunitárias de Cascais. “A expansão da Nãm Urban Farm é resultado da conciliação da sustentabilidade com a rentabilidade, demonstrando que é possível aportar sempre valor ao mercado, através de um projecto de economia circular, que consiste na redução da pegada ecológica e na maximização do impacto positivo na sociedade”, afirma Rui Miguel Nabeiro.

A iniciativa pretende dar resposta à crescente procura de cogumelos produzidos de forma sustentável nesta nova localidade e criar uma ligação com a comunidade de agricultores urbanos. Ao mesmo tempo, pretende ser um espaço de aprendizagem para os jovens. O pólo em Marvila e a unidade de produção de Odivelas, registam uma capacidade de produção de 30 toneladas de cogumelos anuais, o que corresponde a 100 toneladas de borras de café reaproveitadas, permitindo uma redução anual de consumo de 48 toneladas de C02. “A economia circular permite transformar um problema em oportunidade criando crescimento sustentável”, explica Natan Jacquemin.

A partir de hoje, a Nãm Urban Farm Cascais está aberta ao público de Quarta a Domingo, das 8h às 16h.

Sugerir correcção
Comentar