Das borras de café, Natan faz nascer uma tonelada de cogumelos por mês

Um jovem belga a estudar em Portugal viu num recurso em fim de vida a origem de um alimento novo. E, assim, das borras de café se fizeram cogumelos. A Nãm já tem a sua “quinta urbana” de Marvila finalmente inaugurada.

Foto
Natan Jacquemin fundou a Nãm em Lisboa em 2018

Quando pedem a Natan que descreva o que faz na Nãm, ele serve-se do princípio do químico Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Ali, num antigo stand de automóveis na zona do Poço do Bispo, antes uma das grandes zonas industriais de Lisboa, nasceu uma “quinta urbana”. E tudo começa num café — ou melhor, no que sobra de uma bica. Das borras, Natan Jacquemin criou um negócio: um composto onde produz cogumelos pleurotus (em breve outras espécies) que já vende para cerca de 100 restaurantes da capital. A Nãm Urban Farm está finalmente inaugurada. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários