Taiwaneses acreditam cada vez menos no auxílio dos EUA em caso de ataque da China

Sondagem semestral mostra uma descida de 57% para 40% de inquiridos que confiam no auxílio militar de Washington. Quase dois em cada três pegaria em armas para enfrentar uma invasão chinesa.

Foto
Um taiwanês com uma arma de cartão durante uma manifestação de trabalhadores no 1.º de Maio RITCHIE B. TONGO/EPA

A percentagem de inquiridos que acreditam num envio de tropas dos Estados Unidos em caso de um ataque da China desceu em relação à sondagem semestral anterior do Instituto Nacional para a Investigação em Defesa e Segurança de Taiwan, passando de 57% para apenas 40%.

Segundo o responsável pelo estudo, o investigador Lee Kuan-chen, as respostas dos inquiridos à sondagem parecem reflectir o impacto da guerra na Ucrânia, mas em nenhum momento fica mais demonstrado que na resposta à pergunta “será que os EUA enviarão soldados para ajudar Taiwan no caso de uma guerra no Estreito de Taiwan?”.

Segundo o The Taipei Times, que cita o estudo, quase três em cada quatro taiwaneses (73%) estariam dispostos a pegar em armas para defender Taiwan numa possível guerra com a China, Um número alto, mas que, mesmo assim, representa uma descida de dois pontos percentuais em relação à sondagem feita pelo instituto em Setembro.

Os inquiridos mostram-se menos optimistas nas respostas e também em termos de confiança na capacidade das Forças Armadas de Taiwan para defender o país, descendo a percentagem dos 58% de Setembro para os 54% agora.

Se os norte-americanos enviassem mesmo forças militares para apoiar Taiwan, entre os inquiridos que confiam nas suas Forças Armadas, a percentagem dos que estariam dispostos a pegar em armas para ajudar no esforço de guerra seria de 95%. Entre os que não confiam na capacidade dos seus soldados, só 65% pegaria em armas para defender a ilha junto com os soldados dos EUA.

Sugerir correcção
Comentar