Depois de se ver livre da acusação de abusos sexuais, príncipe André é envolvido num caso milionário de fraude

O duque de Iorque premiou, em 2019, um banqueiro turco, cujo banco digital viria a falir. Nove dias depois da atribuição, recebeu uma transferência de uma cliente do empresário de 750 mil libras.

Foto
No caso de Isbilen contra Turk, nem André nem Sarah são acusados de qualquer prática ilícita EPA/WILL OLIVER (arquivo)

A milionária turca Nebahat Isbilen, de 77 anos, apresentou uma queixa contra Selman Turk, que acusa de a ter burlado em mais de 40 milhões de libras (47,8 milhões de euros). O processo, a decorrer no Supremo Tribunal londrino, cita o príncipe André, assim como a ex-mulher Sarah Ferguson e as duas filhas de ambos, as princesas Beatrice e Eugenie, alegando que o banqueiro levou a rica herdeira a transferir pelo menos 750 mil de libras (quase 900 mil euros) para o duque de Iorque. Já Sarah terá recebido pelo menos 225 mil libras (269 mil de euros) de Turk, através de uma empresa chamada Alphabet Capital, agora acusada de branqueamento de capitais.

A soma entregue a André, explica Isbilen, foi-lhe apresentada como o pagamento da ajuda na obtenção de um novo passaporte, que necessitava para sair da Turquia, mas descrita como um presente de casamento a Beatrice. Nebahat Isbilen é casada com Ilhan Isbilen, um antigo deputado turco (primeiro, pelo partido AKP, do Presidente Erdogan, e, depois, como independente), detido em 2015 por ligações à organização Gülen, que sempre negou, e condenado a prisão perpétua em 2018.

Após a queixa de Nebahat Isbilen, o duque de Iorque optou por reembolsá-la. Já Sarah mantém que o valor recebido foi referente ao trabalho que desenvolveu como embaixadora da Alphabet Capital e, por isso, não tenciona restituir o dinheiro a Selman Turk.

No caso de Isbilen contra Turk, nem André nem Sarah são acusados de qualquer prática ilícita. Mas o julgamento veio levantar questões sobre a honestidade do príncipe e do concurso Pitch@Palace, em que Selman Turk foi premiado com a Escolha do Público pelo Heyman AI, um banco digital destinado a millennials, que mais tarde faliu. E, avança o Guardian, no dia a seguir ao evento, foram levantadas suspeitas sobre a vitória que “não parecia certa nem fazer sentido”.

Depois de Isbilen ter interposto uma acção judicial contra Turk, houve notícias de que André se encontrou com o banqueiro no Castelo de Windsor, entre Maio e Junho de 2019, ou seja, cerca de seis meses antes do evento (e pouco antes do escândalo que envolveu o duque de Iorque com Jeffrey Epstein). Na sua defesa, Turk admite ter tido reuniões com André em Setembro do mesmo ano, dois meses antes do Pitch@Palace e de o príncipe ter perdido os seus deveres reais na sequência da sua associação ao magnata norte-americano, que se suicidou na prisão em Agosto de 2019. No entanto, o banqueiro alega que o pagamento de Isbilen a André foi uma iniciativa da sua cliente.

Já a equipa do duque de Iorque remete-se ao silêncio tanto na questão dos motivos do pagamento como na da restituição do dinheiro. Mas, numa transcrição de uma chamada telefónica de 14 de Novembro de 2019, entre a antiga assistente de André, Amanda Thirsk, e banqueiros que actuavam em nome de Isbilen, revelada pelo Daily Mail, lê-se que a transferência trata-se de “um presente para o casamento, um presente de casamento”.

O casamento de que se fala é o de Beatrice, a filha mais velha de André e Sarah, que casou com Edoardo Mapelli Mozzi, fundador e CEO de uma empresa de desenvolvimento imobiliário e design de interiores, numa cerimónia privada em Windsor, em Julho de 2020. Mas nada indica que Beatrice soubesse da transacção.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários