O mundo de Plutão tem vulcões de gelo enormes

Uma análise a imagens de Plutão recolhidas pela missão New Horizons revela (e, de certa forma, confirma suspeitas) a existência de uma área dominada por vulcões de gelo que podem atingir sete quilómetros de altura.

Visão da área em Plutão onde estão os vulcões de gelo NASA/Laboratório de Física Aplicada da Universidade de Johns Hopkins/Instituto de Investigação do Sudoeste /Isaac Herrera/Kelsi Singer

Estamos em Plutão. Aqui, neste pequeno e frio planeta do nosso sistema solar, encontramo-nos numa área repleta de vulcões de gelo – há pelo menos dez. Alguns deles chegam a ter sete quilómetros de altura e podem estender-se por áreas que divergem entre 30 e os 100 quilómetros. Desses vulcões sai uma mistura viscosa de água e gelo. Este é o cenário descrito – e, de certa forma, confirmado – na edição desta semana da revista científica Nature Communications.