Ilha de La Palma treme com nova crise sísmica

Tal como a ilha de São Jorge, nos Açores, La Palma está a ser afectada por uma crise sísmica, mas não há indícios de uma nova erupção do Cumbre Vieja. E há diferenças entre os terramotos que se registam nas ilhas portuguesa e espanhola.

Foto
Mulher usa um chapéu de chuva para se proteger das cinzas depois da erupção do Cumbre Vieja Reuters/JON NAZCA

Registaram-se 65 sismos na ilha de La Palma nas últimas 24 horas. Destes, 31 terão sido sentidos pela população. Fuencaliente, no sul de La Palma, é o município mais afectado.

A informação é do Instituto Vulcanológico das Canárias, que também registou um aumento da actividade sísmica no vulcão Cumbre Vieja, que esteve em erupção de Setembro a Dezembro de 2021. Há seis meses, foi também uma crise sísmica que obrigou as autoridades locais a lançar um alerta vulcânico. Só no dia 19 de Setembro, que marcou o início da erupção, contaram-se 327 sismos.

Mas neste momento não há indícios de uma erupção iminente do Cumbre Vieja, até porque os tremores de terra não estão relacionados com a entrada de magma em bolsas subterrâneas, mas com o arrefecimento da câmara magmática que impulsionou a erupção durante três meses.

Na noite desta quinta-feira registou-se o terramoto com maior intensidade da última semana na ilha espanhola: nível 3 na escala de Richter.

Não existem evidências de uma relação entre a actividade sísmica em La Palma e a sentida em São Jorge, nos Açores. Desde sábado, 19 de Março, aconteceram mais de dois mil sismos na ilha açoriana, mais de 150 sentidos pelos habitantes da ilha, que vivem agora em sobressalto.

Na ilha do grupo central dos Açores a origem da crise sísmica será uma “fracturação da rocha em profundidade, induzida pela intrusão de magma ao longo do sistema vulcânico”. Não é claro, no entanto, que esta intrusão venha a chegar à superfície, como aconteceu em Setembro em La Palma.

​O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores já colocou no “v4” o nível de alerta vulcânico. O quinto nível apenas é accionado em caso de erupção. Perante a iminência de um sismo de grande magnitude ou de uma erupção vulcânica, a população está a abandonar as suas casas, seguindo as recomendações do Governo Regional dos Açores.

Sugerir correcção
Comentar