PS elegeu os dois deputados em disputa na eleição repetida no círculo da Europa

Já com mais de metade das mesas apuradas, os socialistas garantiram os dois mandatos atribuídos pelo círculo europeu da emigração, apurou o PÚBLICO.

Foto
Paulo Pisco, cabeça de lista do PS no círculo da Europa António Cotrim/Lusa

O PS assegurou a eleição dos dois deputados que estavam em disputa na eleição pelo círculo da Europa, sabe o PÚBLICO, eleição essa que foi repetida e cujo apuramento dos votos está a ser feito esta terça e quarta-feira na FIL, em Lisboa.

Deste modo, Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira garantiam lugar na próxima composição da Assembleia da República, que deverá tomar posse no próximo dia 29 de Março. Com estes dois mandatos, a maioria absoluta conquistada pelo PS nas eleições legislativas antecipadas de 30 de Janeiro somará um total de 120 assentos parlamentares.

No primeiro apuramento dos votos no círculo europeu da emigração a contenda havia ditado um deputado para o PS e outro para o PSD. Já depois da decisão que obrigou à repetição da eleição neste círculo, o ainda presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que a actuação do PS em todo o processo que resultou em nova eleição fazia com que merecesse “levar uns 2-0 agora de castigo”.

No entanto aconteceu precisamente o contrário e os socialistas um resultado pouco habitual neste círculo da emigração. É que pelo menos desde 2009 a eleição resultou sempre num deputado para o PS e noutro para o PSD (sozinho ou em coligação com o CDS).

Tal como referiu esta terça-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a contagem dos votos deverá terminar esta quarta-feira por volta das 20h, altura a partir da qual o primeiro-ministro e líder socialista, António Costa, poderá entregar ao Chefe de Estado a lista com os nomes que irão integrar o próximo Governo.

Dos 400 eleitores inscritos para votar presencialmente no círculo eleitoral da Europa nos passados dias 12 e 13 de Março, votaram apenas 152. Até esta terça-feira, segundo números disponibilizados ao PÚBLICO pelo gabinete da ministra da Justiça e da Administração Interna, a administração eleitoral recebera 107.553 cartas com o boletim de voto dos eleitores nacionais recenseados no círculo da Europa.

Na sequência da anulação de 80% dos votos (157 mil dos 195 mil) dos eleitores emigrantes na Europa porque parte dos mesmos não virem acompanhados de cópia da identificação do eleitor, o Tribunal Constitucional decidiu pela repetição da eleição em 139 mesas do círculo da Europa, o que atrasou em cerca de dois meses a instalação do novo Parlamento e a tomada de posse do próximo executivo.

Segundo os dados actualizados que constam no site do Ministério da Administração Interna, o PS obteve 32,98% dos votos (36.069 votos) no círculo da Europa, enquanto o PSD não foi além de 14,99% (16.391 votos). Seguem-se o Chega (7,09%), o PAN (2,70%), a Iniciativa Liberal (2,47%), o Bloco de Esquerda (2,42%), o Livre (1,44%), a CDU (1,29%) e o CDS (1,06%).

Notícia actualizada com os resultados alcançados pelos partidos, segundo a Secretaria-geral do MAI

Sugerir correcção
Ler 51 comentários